Só.

>

É quando nos encontramos a sós com nossos pensamentos e devaneios que podemos entender um pouco das nossas loucuras e dos nossos desejos, vezes egoístas, vezes altruístas… Nem sempre estamos sozinhos e mesmo assim, nos sentimos.
E estar/ser sozinho tem suas vantagens. Tem sua parcela doce. Descobrir-se sozinho não é tão saboroso, mas o processo de solidão é algo redentor; Fomentando em nós um alguém possivelmente melhor a cada dia.
Nos obriga a virar-nos pelo avesso e enxergar nem sempre o que gostaríamos, mas o que é real e falho e invariavelmente humano.
O processo de ‘sedimentação da solidão’ nos ajuda a aceitar a nossa condição imperfeita e entender que as nossas vontades nem sempre vão se realizar e que normalmente a responsabilidade vai ser nossa pelo fracasso ou sucesso.
Sim, a solidão frustra e dá a sensação de incapacidade mais cruel… A incapacidade de manter pessoas próximas que caminhem lado a lado, que acreditem, que confiem, que estimulem.
Esta é uma forma de solidão bem difícil de lidar porque, independente do tipo de relacionamento que se tenha, você se sente só.
Sentir-se… e só! É a dor que só você pode sentir. E chorar e gritar e chamar a atenção pra você não vai adiantar, porque o seu quarto é escuro e grande o bastante pra que você corra e grite e chame a atenção apenas da sua mente.
Ah, a mente!!!
Queria por algumas horas não pensar, não questionar, não duvidar, não existir e ser um comum qualquer, em lugar qualquer, com roupas quaisquer, com um amor qualquer (ele não é um qualquer)…
A minha solidão se divide em tristeza e conformismo a cada hora e mais… Sempre mais.
E não adianta falar, nem chorar, nem gritar…
E mesmo que alguém (especial) te fale que você não está só… VOCÊ ESTÁ SÓ! Acredite… Você está só.
Assumir a condição de ‘só’ nos faz confusamente tristes, conformados, independentes, libertos, estranhos e, é claro, solitários.
Sozinha é como eu pretendo seguir até onde me for permitido e construir meu castelo com meu suor, minhas lágrimas, meus sorrisos, com todas as decepções e todas as vitórias.
E um dia, quem sabe, eu consiga entender a ‘engenharia’ da solidão que tem me ajudado a colocar (mesmo que a duras penas) um tijolo após o outro e após o outro e após o outro nesse meu castelo.
Castelo este que eu nem sabia que existia, até alguém conseguir me fazer enxergar uma colina verde, onde o céu parecia mais azul e as borboletas eram de um colorido perfeito.
Eis meu espaço. Eis onde construirei (só) o meu castelo. Eis onde estará o meu tesouro e a minha alma vai descansar com a paz que só os que passam por um deserto conhecem.

Um único e solitário beijo da torre mais alta do meu castelo!

4 thoughts on “Só.

  1. >De fato a solidão traz tudo isso, mas não são todos que conseguem enxergar algo de positivo em estar só. Talvez seja uma questão cultural, onde aquele que não consegue manter amizade ou construir uma familia é um derrotado. E ninguém quer se sentir derrotado. No entanto, está cada vez mais comum pessoas que querem viver só. Ora porque já tiveram experiência de morar com alguém e não deu certo, ora aqueles que simplesmente por terem vistos experiências dos outros, não querem passar por isso…

  2. >"Mesmo que sua mãe te abandone eu não te abandonaria nunca. Seu nome está gravado na palma de minhas mãos." (Is 49,15-16) – Eu acretido que, as vezes, você pode até estar desligado das pessoas ao seu redor, e isso é bom, realmente. Chama-se solitude; solitude essa citada na bíblia, praticada por Jesus no deserto, e tratada como disciplina espiritual, pelo bem que nos faz. Porém, sózinho, nunca! Você pode não ver, nem sentir, mas Ele está lá. como o ar que você respira, Deus está sempre do nosso lado, impossibilitando a solidão.Glorinha, depois que você contruir o seu castelo, talvez, o sentimento que tu relatou aí, solidão, continue, porque só Deus é do tamanho do vazio desse 'castelo'.Massa o blog.Beijão.

Deixe uma Resposta

