Expectativas e Frustrações.

>

Acredito que o problema esteja mesmo nas expectativas. Junto com elas ilusões, fantasias, inocência, uma vontade enorme de crer, crer seja lá no que for.
Sim, o problema da frustração me parece mesmo começar com expectativas. Em relacionamentos afetivos sempre escutamos a ‘máxima’ “não crie expectativas e tudo vai bem”.
Como não criar expectativas? Porque eu faria algo, sem esperar nada em troca? O que motivaria meu esforço, dedicação, carinhos e etc?
É muito fácil identificar o problema, mas e a solução?
Não me sinto qualificada para sugerir uma solução, mas, acredito que uma boa palavra para momentos de geração de expectativas e frustração, seria EQUILÍBRIO. Fácil não é… Nem muito menos prazeroso, porque esperamos na medida em que oferecemos, o que parece muito justo. Se damos pouco, esperamos pouco e se pouco recebemos, ficamos satisfeitos de acordo com o que esperávamos.
Mas será que esse lance de equilíbrio funciona? Será que se doar na medida é um caminho leve? Eu particularmente não tenho esse equilíbrio… Ou então oferecer um pouco, receber, depois oferecer mais um pouco, ir observando e avaliando, tudo em doses homeopáticas…
Frustração dói. E parece até a propaganda do ‘cervejão’… Frustração, traição, chateação, ÃO!. A vida te trai e você fica tentando pensar porque mereceu tais situações.
Mas está mais do que claro que a vida não nos dá o que merecemos. Até porque não somos juízes para julgar quem merece e quem não. Nem os juízes deveriam julgar… Eles são passíveis de erro, iguais a mim e à você.
Expectativas, desejos, erros e vontade enorme de acertar, falhas, uma coleção de pedidos de desculpas, todos temos, mas nem sempre sabemos o que fazer com esse caldeirão de emoções e sentimentos.
Quando ganharmos três mil, quando emagrecermos 2 quilos, quando eu entrar na academia, quando eu for contratada. Está sempre . Por isso sofremos, porque o nunca chega.
Uma outra questão são as expectativas geradas por quem certamente não vai corresponder… A maioria das pessoas não vai corresponder, acredite! Está em cada um de nós permitir ou não que as expectativas sejam criadas.
Imputamo-nos a difícil tarefa de ponderar razão x emoção…
Ainda precisando de uma capacidade incrível de enxergar as pessoas como elas realmente são e não como nós as idealizamos.

Uma sexta-feira sem tantas expectativas!

Bjinhos weekend.
=*

8 thoughts on “Expectativas e Frustrações.

  1. >Corrigido:"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo…": http://www.youtube.com/watch?v=oWSzROEIOP8 Ou, caso queira umas frasezinhas melhores: "Se tens fé, nada te será impossível" (Mateus, 17:20)" e "De acordo com tua fé é que receberás" (Mateus, 9:29)(Entendeu agora, quando eu digo que sou um fuleiragem cuja fé beira as raias da irresponsabilidade?)Xerão, Grória. Tiodio.

  2. >Expectativa pra mim é nada mais que uma armadilha, às vezes vc cai nela e sai ileso, outras vezes, a frustração é inevitável. Por isso é que eu apenas vivo…A vida é quem me conduz, se não a acompanho, paciência, recomeçar é preciso!

  3. >Cara…Acho que na verdade, o problema não é TER expectativas, mas sim EM QUE você tem expectativas. Se a sua expectativa é encontrar o homem ou a mulher perfeita, tudo indica que você vai sim se frustrar; mas se a sua expectativa é acordar amanhã, sabadão, ir pra praia ver o por do sol e depois fazer uma boa bateria de surf, aí sim, pode ser que vocÊ fique muito feliz ao final porquê o que você queria aconteceu.Se apoiar em coisas humanas, materiais, quase sempre vai te trazer frustrações; por isso que o game é se apoiar nas coisas divinas. Essas nunca vão te derrubar quando você se apoiar nelas, porque essas são sólidas, saca? Valeu prima!Beijão :*

Deixe uma Resposta

