Você é brasileira, use seu charme.

Leitoras e leitores ilustres deste humilde blog, hoje pretendo discorrer sobre um tema que muito me inquieta e com o que tenho visto atualmente creio que devo me manifestar… Hoje, falo especialmente para as leitoras, sim, AS LEITORAS!

“São Paulo – “Bonita por Natureza” é o novo conceito da Hope criado pela Giovanni+Draftfcb. A campanha, que conta com três filmes de 15” vai “ensinar” como a sensualidade natural da mulher brasileira, associada ao poder de sedução das lingeries Hope, pode deixar qualquer homem “derretido”.

A assinatura ratifica o conceito: “Você é brasileira. Use seu Charme.” Essa é a primeira campanha de Hope assinada pela Giovanni+Draftfcb desde que conquistou a conta. Além dos filmes, que serão veiculados em TV fechada, a ação conta ainda com mídia exterior, material de ponto de venda e anúncios em revistas femininas com Gisele Bündchen de lingerie.” 

Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/gisele-bundchen-ilustra-campanha-da-hope

Vamos ver os vídeos:

Pois é leitoras (e eventuais leitores), vira e mexe e a gente dá de cara com esse tipo de conteúdo completamente preconceituoso disfarçado de “moda”, internalizando a idéia de que a mulher brasileira precisa usar do seu corpo e de estratégias de cunho sexual para conseguir o que quer.

E muita gente vai falar que é “só” uma propagada, uma brincadeira ou algo assim, mas se paramos e pensamos um pouco sobre as influências que esse tipo de conteúdo pode ter quando veiculado dessa forma, concluimos que não é tão simples e nem “só” uma propaganda… Conscientes ou não, somos alvos de milhões de estímulos persuasivos, ávidos pela nossa aceitação e nossa atitude de compra. E assim se põe sedução à venda, com uma etiqueta de preço e um efeito irreversível em nossas mentes. Por fim, a propaganda influencia nosso padrão de vida, nosso comportamento e até mesmo as nossas relações e atitudes perante os outros indivíduos da sociedade.

Talvez esse post seja uma gota no oceano machista do nosso país, leitoras e leitores, certamente o dinheiro e a popularidade falarão mais alto, porque afinal existem tantas feministas usando a marca por aí. Eu não proponho um boicote, mas uma reflexão sobre tal situação e sobre suas consequências aparentemente inofensivas. Deixando claro, minhas leitora, que o uso da lingerie é completamente aprovado por esta que vos fala. Sou uma consumidora assídua e não pretendo deixar de usar. A diferença é que não faço disso objeto de chantagem.

Imaginem suas filhas…

So it is.

Anúncios

One thought on “Você é brasileira, use seu charme.

  1. É triste, Glória! Na faculdade de moda, meu professor dizia que a mulher levou tanto tempo pra conseguir a tal liberdade, daí hoje, ela mesma se coloca no lugar do objeto. O que antes era imposto pelo homem, hoje ela faz por opção. Realmente, hoje ninguém nos obriga a nada, podemos ser independentes, se quisermos. Só que a mídia impõe padrões que acabam nos levando a acreditar que precisamos daquilo, que precisamos ser dessa ou daquela forma, de tal modo que se não estivermos dentro dos padrões, nos sentimos excluídas da sociedade, como se fôssemos ETs mesmo, e… ninguém quer se sentir assim. Enfim, hoje estamos mais aprisionadas mentalmente do que qualquer outra coisa. Triste.
    Beijão, Glória!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s