O perigo de generalizar…

Quando afirmamos que o poder judiciário é corrupto, ofendemos os juízes e os magistrados honestos, englobados pela generalização da regra que formulamos. O certo, talvez, seja se dizer que o poder judiciário corre o risco de ser julgado assim, se os juízes e os magistrados honestos e fiéis, não fizerem alguma coisa para nos mostrar que são maioria. (ou minoria vitoriosa).

O mesmo se dá com a classe política. Tanto político direito, tanto homem público honrado e no entanto, quando se fala em política, as pessoas de todas as rodas, em  que se conversa sobre esse secular tema, generalizam o conceito, de que nenhum político presta e que todos são ladrões.

Generalizar é sempre injusto e perigoso. Injusto porque atinge as exceções inocentes. Perigoso porque quando generalizamos, em Março de 64, o Brasil derrapou pra direita e só agora conseguimos fazer o alinhamento da direção, muito embora, possam reclamar alguns, não se saiba qual a direção exata que estamos tomando com o partido A namorando o partido B, com o PT de mãos dadas com o PMDB e com a corrupção, veja você, generalizada.

E o pior, cada vez mais se generalizando…

*Retirado do Jornal Diário do Nordeste em 03-12-2011

2 thoughts on “O perigo de generalizar…

  1. Eu confesso que sou uma que generalizo quando o assunto é política. Eu generalizo porque um dia eu já acreditei que pudessem existir pessoas normais e que não fossem corruptas nesse meio. Mas todos os exemplos que eu tive, me decepcionei. Então, mesmo achando errado, resolvi generalizar e não me envolver mais nesses assuntos!

    Mas eu concordo que quando a gente generaliza um ponto, a gente tende a ser injusto com alguém.

Deixe uma Resposta

