Blogs corporativos em alta

Blogs corporativos em altaEm 2008, a respeitadíssima revista de tecnologia Wired anunciou que os blogs estavam sendo varridos pela tempestade avassaladora trazida por sites como Twitter, Facebook e Flickr. “Está pensando em lançar o seu próprio blog? Aqui está um conselho de amigo: não faça isso”, recomendava o artigo.

Na semana passada, um relatório divulgado pela University of Massachusetts Dartmouth revelou que nem todo mundo levou esse conselho tão a sério. Segundo o estudo, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 100% em relação ao uso de blogs pelo grupo Fortune 500, formado pelas empresas mais rentáveis do planeta. Os comportamentos e escolhas dessas organizações refletem uma tendência que merece ser observada de perto: ao contrário do que diziam previsões, os blogs continuam vivos e importantes no ecossistema digital.

Hoje, 34% das organizações que se classificam nesse seleto grupo estão ativas na blogosfera. O número em si não é tão grande, mas representa mais que o dobro da estatística de 2008, quando as empresas blogueiras eram apenas 16%. Além disso, consolida o aumento estável no emprego dessas plataformas no decorrer de meia década. Hoje, essas ferramentas são usadas por 171 empresas entre as Fortune 500 –entre elas, Walmart e Exxon, que ocupam respectivamente o 1º e o 2º lugar da lista.

É importante frisar que não se trata de um uso meramente “burocrático” dessas ferramentas. A pesquisa apurou o nível de interatividade dos blogs: se aceitavam comentários, se disponibilizavam “assinaturas” por e-mail ou RSS e se mantinham as postagens atualizadas. Em 2013, 79% das empresas que blogam são impecáveis em todos esses quesitos. Quem decidiu blogar está blogando direito.

Segundo os próprios pesquisadores que elaboraram o estudo, a adoção dessa ferramenta mais madura de publicação pode significar o retorno do on-line ao diálogo de profundidade, à liderança de ideias (thought leadership) e à produção de conteúdo original pelas marcas. Foram justamente esses os princípios que orientaram o trabalho das primeiras grandes empresas a adotarem o blog, como a IBM e a Ford.

Não para nossa surpresa, as mídias sociais são mais populares do que os blogs entre as Fortune 500. Em 2013, 77% delas usam Twitter, 70% estão no Facebook e 69% podem ser encontradas no YouTube, por exemplo. Mas o que é notável no estudo deste ano, como frisa um artigo na Marketing Land, é que o sucesso das plataformas sociais não enterrou o blog como um todo, como insistiam muitas previsões na imprensa nacionalinternacional.

É verdade que cada vez menos gente bloga por hobby. A popularidade daqueles sites que atualizávamos à maneira de um diário no início dos anos 2000 sofreu um nocaute pelas plataformas que surgiram mais recentemente.

Não é de causar espanto. Experimente escrever um post de blog sobre os assuntos de que você fala que você discorre diariamente no Facebook ou no Twitter. Reclamações sobre filas no supermercado, comentários sobre o último capítulo da novela e fotos da última receita que você fez com Nutella, por exemplo, até podem provocar reações como likes e RTs. Mas nada disso seria suficiente para gerar audiência para um blog comum. Sem público para ouvir o que você tem a dizer, para que continuar ali?

“Facebook, Twitter e Tumblr fazem blogs parecerem tão 2004”, dizia o artigo da Wired que citei no início deste texto. O declínio do blog pessoal, porém, não pode ser confundido com a derrocada desse tipo de formato de modo geral.

O blog corporativo vai muito bem, obrigado. Longe da decadência, o que o tempo traça nos gráficos é uma linha moderada, porém constante de crescimento do uso dessa ferramenta pelas organizações mais influentes do mundo. Quando se fala em marketing de conteúdo, o reinado absoluto e exclusivo das mídias sociais mais “jovens” não passa de uma ilusão desgastada. Longa vida aos veteranos.

Texto: Claudia Gasparini

Fonte: Scup

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