Publicis e Omnicom juntas

levy-wren-hed-2013As agências Publicis, francesa, e Omnicom, norte-americana, revelaram hoje planos de fundir as duas empresas para criar o maior grupo global de publicidade, com ativos equivalentes a R$ 70 bilhões. Os acionistas da Publicis e da Omnicom terão, de cada lado, aproximadamente 50% da nova empresa – o que as empresas apresentaram como “uma fusão de iguais”. A administração do novo grupo ficaria na holding Publicis Omnicom Group, na Holanda. O comunicado da Publicis diz que a transação deve criar “significativo valor para os acionistas”, com sinergias esperadas em torno de US$ 500 milhões (pouco mais de R$ 1 bilhão). O novo grupo manteria suas sedes atuais de Paris e de Nova York.

Segundo a agência, o acordo foi aprovado por unanimidade pelas diretorias das duas empresas e estaria para ser fechado entre o último trimestre de 2013 e o primeiro de 2014. De acordo com Maurice Levy, presidente da Publicis, ele e John Wren, presidente da Omnicom, serão os CEOs da empresa global por um período de integração de 30 meses. Após esse período, Levy será o presidente não-executivo e Wren se tornará o único CEO. O tamanho e a abrangência geográfica do novo grupo aumentariam o poder de barganha de suas agências nas negociações por melhores valores para os seus clientes em anúncios publicitários na televisão, na internet e na mídia impressa.

Além disso, uma fusão fortaleceria duas tradicionais empresas de mídia em uma fase de transformação do setor, provocada pela revolução digital. Enquanto a Publicis tem demonstrado um perfil mais agressivo na aquisição de agências especializadas na mídia digital, a Omnicom preferiu desenvolver essa habilidade internamente. Juntas, elas teriam mais força para competir nesse segmento.

Dona de agências como a BBDO, TWBA Worldwide e da empresa de mídia OMD, o grupo Omnicom possui contas de empresas como o McDonald’s e PepsiCo. Já o grupo Publicis possui as agências Leo Burnett, Saatchi & Saatchi e a empresa de mídia Starcom Mediavest. Entre os seus clientes, destacam-se L’Oréal SA e Procter & Gamble.

A Publicis atua no Brasil por meio das agências Publicis Brasil, Leo Burnett e F/Nazca Saatchi & Saatchi. Já o grupo Omnicom tem participações na AlmapBBDO e na Lew’Lara/TWBA.

Com informações da REUTERS e Folha de S. Paulo

Foto: Adweek

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s