Quer compartilhamentos?

criativasNão sabe o que publicar nas redes sociais? Confira uma lista com os tipos de post mais populares entre os usuários. O que é um conteúdo bom para ser compartilhado nas mídias sociais? Após alguns anos trabalhando e observando a reação dos usuários, hoje em dia é possível listar uma série de formatos de post que geram mais engajamento – e isso compreende um maior número de compartilhamentos também:

1. Quotes – citações de grandes pensadores, trechos de música de cantores populares, provérbios, trechos da bíblia, frases de estímulo são muito compartilhadas nas redes. Se aparecerem no formato imagem, ainda melhor. Procure frases que tenham a ver com o seu business e experimente.

2. “Complete a frase” – escolha frases que estimulem a criatividade do usuário, como “Um fim de semana perfeito tem que ter….” ou teste seus conhecimentos: “O nome oficial do Aeroporto de Guarulhos é…”.

3. Trívias – poste uma imagem de um local ou monumento razoavelmente conhecido e pergunte o nome ou onde fica. A resposta certa será dita no próximo post, que trará um link para o seu site, onde estará a solução da pergunta. Isso vale para fotos antigas de celebridades, frases marcantes repercutidas na imprensa durante os últimos dias e etc.

4. Datas comemorativas – embarque na celebração de datas especiais, como Dia do Bombeiro, Dia da Secretária, Dia da Internet ou de efemérides, como os 35 anos da morte de John Lenon, os 30 anos do lançamento do álbum The Wall e etc. Não esqueça que os conteúdos deverão ter algum vínculo com a natureza do seu negócio ou com a imagem que você deseja passar.

5. Crie brincadeiras que envolvam a indicação de amigos (assim, mais pessoas conhecerão a sua marca por meio de indicações de conhecidos).

6. Enquetes.

7. Vídeos (produzidos por você ou apenas compartilhados) – música do dia, dica de filme para o final de semana, enfim, crie uma “seção” no seu perfil.

8. Acompanhe um evento que esteja nos Trending Topics e entre na conversação usando a mesma hashtag.

9. Compartilhe pesquisas da área da sua empresa. Observe para que seja um estudo atual.

10. Embarque nos memes e adapte à sua marca, por exemplo, Keep Calm and se joga na balada X.

11. Se os posts forem apenas de texto (sem link, sem imagem ou vídeo), procure economizar nos caracteres. Posts curtos são mais lidos.

12. Se você deseja que o usuário clique no link que você sugere pelo Twitter, deixe o link por último; se deseja que ele responda a uma pergunta, não insira link e deixe a interrogação por último.

13. Sobretudo, varie nos formatos de post. Publicar sempre imagens ou sempre quotes pode enjoar sua base de fãs/seguidores, que deixarão de prestar atenção no seu conteúdo.

Outros dois detalhes que, embora não sejam formatos de conteúdo, mas que podem ajudar no impacto que sua marca terá nas redes sociais, são: observe o melhor horário para postagem e segmente seus posts, especialmente no Facebook (por meio do recurso “Target” de cada post) e no Google+, criando círculos de acordo com o perfil dos seus seguidores.

FONTE: Texto extraído do ebook “Um guia prático sobre social media optimization”, escrito pela jornalista Ana Brambilla.

Via Scup

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